A norma ABNT 6123 permita avaliar as forças sobre construções. A norma define velocidade característica do vento (Vk) utilizada para avaliar as forças sobre as estruturas num determinado local do Brasil. Tal velocidade depende de 4 parâmetros:
Velocidade básica do vento (Vo): Trata-se da velocidade máxima numa rajada de 3 segundos que pode pode ocorrer uma vez em 50 anos numa altura de 10 m em terreno plano e aberto. A norma especifica Vo num mapa do Brasil em Isopletas ou linhas de igual velocidade especificadas em m/s. No mapa o Brasil é dividido em 5 regiões com velocidade Vo (I 30 m/s ,II 35 m/s, III 40 m/s: IV 45 m/s V 50m/s).
Fator topográfico (S1): Fator que leva em consideração as variações do relevo do terreno. A norma especifica três tipos de relevos principias que aqui definimos como Relevo 1: com topografias como morros que aumenta a velocidade do vento. Relevo 2: Vales protegidos do vento e Relevo 3: Terrenos planos
Fator de rugosidade (S2): Fator que leva em consideração a rugosidade o terreno, o aumento da velocidade com a altura e as dimensões da edificação. A norma especifica 5 categorias de terrenos (I,II,III,IV,V) e 3 tamanhos de edificações (A,B,C).
Fator estadístico (S3): Fator que leva em considera o grau de segurança das edificações dividindo em 5 grupos de edificações (1,2,3,4,5).