BASE DE DADOS DO RECURSO SOLAR E GERAÇÃO SOLAR FOTOVOLTAICA NO BRASIL

A Solar Wind Tech (SWT) desenvolveu dois (02) painéis visuais interativos (denominados Dashboard) em ambiente do Power BI, relacionadas com Geração Solar Fotovoltaica no Brasil facilitando a empresas do setor um acesso de qualidade a este tipo de informação com dados atualizados. 

No primeiro painel (Dashboard) do Recurso Solar no Brasil são apresentados os dados da radiação solar incidente em plano inclinado igual a latitude, tanto em valores mensais como anual, para todos as unidades federativas com seus respectivos municípios do Brasil. Este painel visual utiliza como referência o Atlas Brasileiro de Energia Solar (ABES) publicado em 2017, cuja base de dados é disponibilizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) no site do Laboratório de Modelagem e Estudos de Recursos Renováveis de Energia (LABREN). Para uma estimativa da produção de energia, foi estimada uma taxa de desempenho média anual igual a 75% permitindo assim fornecer para cada local a produtividade média mensal e anual. 

Em termos de Geração Distribuída no Brasil a SWT desenvolveu o segundo painel visual (Dashboard)  com os dados de micro e mini geração distribuída de Usinas Fotovoltaicas (UFV), incluindo todos as unidades federativas com seus respectivos municípios. São fornecidas informações da potência e quantidade das UFV instaladas no Brasil até fim de maio de 2024, utilizando a base de dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).  

A Geração Distribuída (GD) é geração de energia elétrica produzida no local ou próxima às unidades consumidoras. Tal tipo de geração de diferencia da Geração Centralizada composta por usinas de grande porte conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A GD é fornecida no Brasil com base usinas hidráulicas (CGH), usinas eólicas (EOL), usinas fotovoltaicas (UFV), e usinas térmicas (UTE). A geração distribuída (GD) é subdivida conforme a potência em duas categorias. Os sistemas de micro geração distribuída com potência até 75 kW e sistemas de mini geração distribuída classificados como potência acima de 75 kW e até 3 MW.